Conscientização e preservação ambiental: com estes dois objetivos, o Grupo de Mobilização e Educação Ambiental da APA Vargem das Flores (GMEAVF), do qual membros da Prefeitura fazem parte, realizou, nesta terça-feira (5/9), pela manhã, uma ação de mobilização educativa no entorno da microbacia da lagoa dos Bombeiros (antiga Lagoa do Praia Clube), no bairro Colonial. A Lagoa dos Bombeiros faz parte da Bacia de Vargem das Flores e recebe esgoto das casas do entorno e outros materiais poluentes.
A mobilização consistiu em visitas aos moradores do bairro, que ainda não fizeram a ligação de suas residências à rede de esgoto da Copasa, com a intenção de sensibilizá-los sobre o prejuízo ambiental com o lançamento irregular do esgoto na lagoa. Os moradores também receberam um folheto com orientações e telefones da Copasa para solicitar o serviço.
O GMEAVF é composto pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Copasa e administrações regionais. O grupo vem trabalhando em um projeto para recuperação da Lagoa dos Bombeiros, situada no atual Complexo de Treinamento dos Bombeiros, no bairro Colonial, em Contagem. O trabalho também contribui para a despoluição da Lagoa de Vargem das Flores.
Segundo o superintendente de Fiscalização Ambiental da Semad, Eric Machado, “o grupo de educação ambiental é uma réplica de um programa de sucesso que foi realizado no Gentil Diniz, que retirou 92% do esgoto do córrego. A mobilização de hoje é um chamado para as pessoas fazerem a implantação da rede de esgoto. O código sanitário determina que o morador deve fazer esta ligação. Já existe a rede de esgoto, então, é possível ligar, tecnicamente”, explica.
De acordo com Eric, nas residências onde há questões técnicas para fazer a ligação à rede de esgoto, a Copasa, em parceria com a Prefeitura, fará uma análise e diagnóstico, para levantar a necessidade de obras ou de outra solução que possibilite a ligação à rede.
Mais saúde e qualidade de vida
A prestação de serviços de água de boa qualidade e conectada ao esgoto representa saúde e bem-estar para toda a população. Para o meio ambiente, a retirada dos dejetos dos córregos também representa melhor qualidade de vida e saúde para todos.
Uma das moradoras do bairro Colonial, a professora Valdênia Lopes, se colocou à disposição para mobilizar a vizinhança. “A gente precisa fazer a ligação para não poluir a água. O povo está poluindo hoje, a água que vai beber amanhã. Futuramente, se não cuidarmos da água, vai fazer falta para todos”, disse.
O aposentado e presidente da associação do bairro Colonial, Hamilton Lopes Fonseca, também aprovou a ideia de sensibilizar a comunidade. “Eu acho que tem que ter uma ação pública mesmo e notificar todo mundo. Há muito tempo estou pedindo para que todos façam a ligação de esgoto à rede da Copasa. Esta mobilização vai colaborar para a conscientização das pessoas”, opinou.
O Programa de Despoluição da Lagoa dos Bombeiros trabalha em diversas frentes, sendo o desassoreamento (a retirada de detritos e poluentes do fundo da lagoa), uma das principais ações. A partir disso, será feita a ligação na rede de esgoto da Copasa, começando, assim, um processo de despoluição permanente da lagoa.
Galeria de fotos / Fotos: Ronnie Von/PMC